top of page
  • Foto do escritorThiago Tamiozzo

A importância de reiniciar os equipamentos

Você já ficou mais de 24 horas sem dormir? Seu corpo fica pesado, seu humor altera, seus reflexos são reduzidos até que você durma e descanse.


Já chegou a notar um carro de entregas? As encomendas vão sendo carregadas até encher, chega um momento onde é necessário que este carro seja esvaziado para poder caber outras coisas.

Assim é também com os equipamentos de internet residenciais. Os conversores e roteadores residenciais são como micro-computadores possuem processador, memória e armazenamento.



A internet é formada por informações binárias que viajam por todo o mundo, as fotos, vídeos, aplicativos e tudo que existe na internet é desmontado em pequenos blocos menores de informação e encaminhado através da internet e, quando chegam ao seu destino, é montado novamente para ser mostrado em sua forma original ao usuário.


Boa parte deste trabalho de montagem, desmontagem e encaminhamento das informações é feito pelos roteadores e nesse processo o roteador armazena informações e acumular erros que, cedo ou tarde, vai ocasionar o travamento do roteador, gerando lentidão ou falha completa no acesso à internet.


Se eu reiniciar todo dia resolve?

Não. Os roteadores não seguem um padrão de tempo para travamento.

Geralmente os travamentos são gerados por algumas situações tais como:


  • Muitas conexões simultaneamente

Quando você tem um churrasco em casa e todos os convidados se conectam ao seu Wi-Fi, isso vai gerar uma quantidade grande de dados sendo tratados pelo roteador ao mesmo tempo, ocasionando em mais erros e informações armazenadas em um curto intervalo de tempo. E pode levar a um travamento do roteador.


  • Oscilações de energia

Os roteadores são formados por vários componentes eletrônicos e em uma oscilação brusca de energia alguns podem apresentar mau funcionamento, levando a lentidão ou falta de acesso na internet.


  • Longos períodos sem reiniciar

Após longos períodos sem reinicialização, o roteador acumula muitos processos e informações inúteis até que, com a memória cheia, ele pare de funcionar.


  • Sinais muito ruins

Quando existem dispositivos conectados ao Wi-Fi do roteador com sinal muito ruim, a longas distâncias, o roteador tem que fazer um trabalho excessivo para mantê-lo conectado e muitas vezes este mesmo dispositivo sofre várias desconexões durante o dia, ocasionando em um possível travamento.


Como estes motivos são pontuais, o melhor momento para reiniciar seu roteador é quando ele apresenta algum problema.


Não se esqueça dos outros equipamentos

A conexão da internet não é feita somente pelo roteador, por isso, é importante, sempre que ocorrer algum problema, que seja feita a reinicialização de todos os dispositivos.

  • Notebooks

  • Computadores

  • Tablets

  • Celulares

  • TV

  • Aparelhos Box

Enfim, todos os dispositivos que usam a internet de alguma forma podem apresentar travamentos.


Como faço para reiniciar o roteador?

O caminho mais simples de todos é: retire tudo da tomada, aguarde 2 minutos e ligue novamente.


Se você tem dúvidas de quais são os equipamentos que precisam de reinicialização, nossa equipe está sempre a postos para te auxiliar, através de fotos e informações de como os equipamentos estão acomodados conseguimos te dar uma orientação exata do que fazer. Fale com a gente.


48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page