Você já ficou mais de 24 horas sem dormir? Seu corpo fica pesado, seu humor altera, seus reflexos são reduzidos até que você durma e descanse.
Já chegou a notar um carro de entregas? As encomendas vão sendo carregadas até encher, chega um momento onde é necessário que este carro seja esvaziado para poder caber outras coisas.
Assim é também com os equipamentos de internet residenciais. Os conversores e roteadores residenciais são como micro-computadores possuem processador, memória e armazenamento.
A internet é formada por informações binárias que viajam por todo o mundo, as fotos, vídeos, aplicativos e tudo que existe na internet é desmontado em pequenos blocos menores de informação e encaminhado através da internet e, quando chegam ao seu destino, é montado novamente para ser mostrado em sua forma original ao usuário.
Boa parte deste trabalho de montagem, desmontagem e encaminhamento das informações é feito pelos roteadores e nesse processo o roteador armazena informações e acumular erros que, cedo ou tarde, vai ocasionar o travamento do roteador, gerando lentidão ou falha completa no acesso à internet.
Se eu reiniciar todo dia resolve?
Não. Os roteadores não seguem um padrão de tempo para travamento.
Geralmente os travamentos são gerados por algumas situações tais como:
Muitas conexões simultaneamente
Quando você tem um churrasco em casa e todos os convidados se conectam ao seu Wi-Fi, isso vai gerar uma quantidade grande de dados sendo tratados pelo roteador ao mesmo tempo, ocasionando em mais erros e informações armazenadas em um curto intervalo de tempo. E pode levar a um travamento do roteador.
Oscilações de energia
Os roteadores são formados por vários componentes eletrônicos e em uma oscilação brusca de energia alguns podem apresentar mau funcionamento, levando a lentidão ou falta de acesso na internet.
Longos períodos sem reiniciar
Após longos períodos sem reinicialização, o roteador acumula muitos processos e informações inúteis até que, com a memória cheia, ele pare de funcionar.
Sinais muito ruins
Quando existem dispositivos conectados ao Wi-Fi do roteador com sinal muito ruim, a longas distâncias, o roteador tem que fazer um trabalho excessivo para mantê-lo conectado e muitas vezes este mesmo dispositivo sofre várias desconexões durante o dia, ocasionando em um possível travamento.
Como estes motivos são pontuais, o melhor momento para reiniciar seu roteador é quando ele apresenta algum problema.
Não se esqueça dos outros equipamentos
A conexão da internet não é feita somente pelo roteador, por isso, é importante, sempre que ocorrer algum problema, que seja feita a reinicialização de todos os dispositivos.
Notebooks
Computadores
Tablets
Celulares
TV
Aparelhos Box
Enfim, todos os dispositivos que usam a internet de alguma forma podem apresentar travamentos.
Como faço para reiniciar o roteador?
O caminho mais simples de todos é: retire tudo da tomada, aguarde 2 minutos e ligue novamente.
Se você tem dúvidas de quais são os equipamentos que precisam de reinicialização, nossa equipe está sempre a postos para te auxiliar, através de fotos e informações de como os equipamentos estão acomodados conseguimos te dar uma orientação exata do que fazer. Fale com a gente.
Comments