top of page
  • Foto do escritorThiago Tamiozzo

Celulares: Eu preciso de um celular de última geração?

A tecnologia Wi-Fi foi desenvolvida em 1997 e desde então ela sofreu várias modificações e avanços para se adaptar às velocidades atuais.


Em um passado não muito distante, cerca de 15 anos atrás, uma conexão em casa com 10 Mpbs (megabits por segundo) era com certeza uma das melhores velocidades disponíveis, principalmente em cidades de interior.


Com ela conseguíamos trabalhar, ver vídeos, conversar no MSN, acessar o Orkut e várias outras coisas que hoje, com a mesma velocidade, não conseguimos mais e por quê?


Qualidade dos conteúdos online


Conforme o tempo foi passando a qualidade do que consumimos na internet mudou, os vídeos passaram a ter uma maior resolução e consequentemente ficaram mais pesados.


Os sites agora têm diversas animações, várias cores e funções. Temos centenas de aplicativos com diversas funções sendo desenvolvidos diariamente.


Hoje, para você assistir a um filme em 4K na Netflix, é recomendado que tenha no mínimo 25 Mbps(megabits por segundo) disponíveis, ou seja, nossos altíssimos 10 megas a 15 anos atrás já não são mais tão altíssimos…


E o que isso tem a ver com meu celular?

Do mesmo jeito que a velocidade da internet e a qualidade dos conteúdos avançaram, também tivemos avanços nos componentes dos celulares para suportar todas essas novas tecnologias.

Não só por fora com telas maiores, com maior resolução e mais sensíveis como por dentro com processamento, memória, armazenamento, Wi-Fi, dados móveis, tudo é atualizado diariamente para comportar os novos avanços diários no consumo de conteúdo disponível na internet.


Então na hora de comprar um novo celular, todas essas informações tem que ser consideradas, além do visual é claro!


Como escolher um bom celular?

Como nossa especialidade é internet, vamos à dica de ouro!


O Wi-Fi segue um avanço numerado nas tecnologias e atualmente a versão mais atualizada é o Wi-Fi 6, entretanto nas especificações dos celulares às vezes essa informação ainda aparece com o nome da tecnologia, então vamos deixar aqui para vocês o que cada nome de cada tecnologia representa.



  • 802.11 - Wi-Fi 1

  • 802.11b - Wi-Fi 2

  • 802.11g - Wi-Fi 3

  • 802.11n - Wi-Fi 4

  • 802.11ac - Wi-Fi 5

  • 802.11ax - Wi-Fi 6


Pensando em velocidade, podemos afirmar com base em dados médios que vemos no dia a dia o seguinte: no Wi-Fi 4, temos uma velocidade média de 30~50Mbps alcançados, no Wi-Fi 5, uma velocidade média de 150~250Mbps e no Wi-Fi 6 uma velocidade de até 500Mbps.


O ideal é que, antes de você comprar seu novo celular, analise as especificações técnicas dele para buscar a melhor tecnologia possível, no caso da internet, buscando sempre Wi-Fi 6 ou Wi-Fi 5, as duas últimas tecnologias.


Fizemos até um vídeo no Instagram explicando melhor como procurar por essa informação, acesse ele aqui.


Nós já estamos nessa!

Pensando nisso a Celerium já vem trabalhando a algum tempo com roteadores com tecnologia Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6 em nossos novos planos.


Essas tecnologias, como explicado acima, tem uma maior estabilidade e velocidade e devido a seu menor alcance, sofrem menos com interferência


Nossa equipe técnica está a seu dispor para sanar as dúvidas e te ajudar com uma solução ideal para seu caso.



56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page