top of page
  • Foto do escritorThiago Tamiozzo

Dificuldades do Wi-Fi nos dias atuais


Você se lembra de quando usava o Wi-Fi em frente a sua casa e ele funcionava perfeitamente? De quando tinha um roteador baratinho e mesmo assim sua internet “voava”?


Esses foram dias dourados dos usuários de internet, onde a necessidade por velocidade era pequena, o uso imensamente menor e não tinha um roteador em cada casa (às vezes, até mais de um).


Mas, pera lá, o que o roteador das outras casas tem a ver com isso? E com velocidades maiores não era para internet ser melhor?


Calma! Vamos por partes.



Você sabe o que acontece com o seu Wi-Fi quando todos os seus vizinhos tem um roteador ou mais na casa deles?

Vou te contar duas histórias para fixar essa imagem para você.


Imagine que você está em uma sala. Você e mais uma pessoa somente. A pessoa fala, você consegue entender perfeitamente. Você fala, a pessoa entende perfeitamente. Vocês conversam por horas e cada palavra dessa conversa consegue ser perfeitamente ouvida e compreendida por vocês dois.


É um cenário perfeito, né? Isso era exatamente o que acontecia quando, no passado, só tinha um roteador na quadra toda. Seu roteador conseguia conversar livremente com seu celular ou computador e vice-versa. Sem interrupções ou interferências.


Agora vamos imaginar uma segunda historinha.

Você está em uma sala. Você e mais uma pessoa somente. Estão conversando e se entendendo, até que várias pessoas entram na sala. Essas outras pessoas começam a conversar entre si, sobre assuntos distintos, em idiomas diferentes, umas falam baixo, algumas falam MUITO alto. Alguns até trouxeram uma JBL e estão escutando um estilo musical que você não gosta.


Está um cenário caótico, não? Lembra que você estava conversando com uma pessoa? Agora você entende muito pouco do que ela fala. Compreende menos ainda, sabe por quê?

Os RUÍDOS externos estão altíssimos. Esse é o cenário que o Wi-Fi enfrenta atualmente. Seu roteador tenta conversar com seus dispositivos. Mas o ambiente está lotado de outros sinais de Wi-Fi transmitindo informações distintas e em velocidades distintas. Sim, isso te atrapalha MUITO.


Agora, com mais velocidade, por que parece que a internet ficou mais lenta?


Porque da mesma maneira que a velocidade aumentou consideravelmente nos últimos anos, os conteúdos disponíveis na internet também aumentaram a necessidade por velocidade. Nesse outro de nosso blog falamos sobre isso.


Pense em como era seu uso de internet, anos atrás:

Antes: você usava internet por muito menos tempo.

Hoje: a internet é usada quase que o tempo todo.


Antes: Facebook e Instagram tinham muitas fotos e textos.

Hoje: Facebook e Instagram tem um conteúdo muito mais abrangente e com muito mais vídeos, que precisam de mais velocidade de internet para carregarem.


Antes: YouTube tinha qualidades de vídeo mais baixas e consequentemente, precisava de menos velocidade para ser assistido.

Hoje: YouTube tem qualidades de vídeo de até 8K e 60fps que exige pelo menos 10x mais velocidade para ser reproduzido sem travar.


Antes: Netflix era uma das únicas plataformas de streaming e ainda pouco utilizada.

Hoje: Netflix, Disney+, Star+, Primevideo, HBO+ entre várias outras são as plataformas de streaming. Grande parte dos usuários usa pelo menos uma dessas plataformas diariamente.


Antes: Ligações eram feitas quase que exclusivamente via telefone.

Hoje: Chamadas de vídeo são comuns.


Pensando nisso, fica claro que o uso da internet mudou drasticamente. E com isso são necessárias mudanças na forma de usufruir de um Wi-Fi.



Como posso melhorar meu Wi-Fi?


A Celerium pode te ajudar nisso!


Temos uma equipe especializada que pode te apresentar quais são os dispositivos com as últimas tecnologias de Wi-Fi, buscando otimizar o ambiente que seu aparelho navega e também criar um projeto para distribuir o seu roteador ou roteadores dentro da sua residência de maneira mais eficiente possível.


Com pequenos ajustes e investimentos você pode voltar a ter os tempos de ouro da internet! Fale conosco!


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page