top of page
  • Foto do escritorThiago Tamiozzo

Distância no Wi-Fi, como saber o que funciona?

A-ha! Chegamos ao ponto que todos esperamos, quantos metros esse roteador manda?


Essa é a pergunta que sempre ouvimos do lado de cá e a resposta é: Não tem resposta certa.





Como o Wi-Fi é uma tecnologia que usa radiofrequência para transmitir os sinais de internet, cada lugar vai ter uma transmissão do sinal de forma particular.


No Wi-Fi quanto mais você se afasta do ponto de transmissão (roteador), menor será sua velocidade, isso faz parte da tecnologia e não há, até o momento, nenhuma forma de impedir isso.


Existem aplicativos capazes de te mostrar a intensidade do sinal recebido, um deles, para android, é o WiFi Man, da Ubiquiti.


Este aplicativo, através do menu Status > Signal mapper permite que você veja em tempo real qual a intensidade de sinal (em decibéis) recebida.

Com essa informação você pode mapear, dentro da sua casa, quais são os locais onde há intensidade suficiente de sinal para um uso de maior estabilidade, como jogos, serviços de streaming e ligações por vídeos. E também quais locais possuem baixa intensidade de sinal, assim, quando for utilizar sua internet para fazer uma live, por exemplo, você pode se adequar ao espaço onde há grande intensidade de sinal e consequentemente, mais velocidade de internet.



Você é quem manda!


Sabendo que a disponibilidade de velocidade e qualidade de sinal é definida pela distância do roteador, você pode escolher a posição onde o roteador vai ficar, visando ter uma maior intensidade de internet nos locais onde suas necessidades serão melhor atendidas.


Hoje com as tecnologias disponíveis é possível que você interligue vários roteadores via cabo(garantindo que eles se comuniquem entre si com máxima velocidade) e posicione vários roteadores em sua casa, assim não fica preso a determinado cômodo com sinal excelente, podendo, por exemplo, ter um sinal de Wi-Fi excelente na sala de estar e também na sala ou escritório.


Existem tecnologias capazes de interligarem vários roteadores sem fio também, entretanto lembre-se, o roteador adicional só conseguirá retransmitir o sinal que ele receber. Se houverem muitas paredes, obstáculos e distância entre um roteador e outro, você também perderá muito sinal no roteador adicional. É necessário ter cuidado nesse caso.


Vamos testar?


A Celerium tem uma equipe capaz de te ajudar nesse sentido e em diversos outros.


Nossa equipe pode fazer alguns testes em sua residência e prestar uma consultoria te mostrando quais os melhores pontos para colocar um roteador e qual o melhor roteador para a sua necessidade com base nas informações que você nos der.



27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page