top of page
  • Foto do escritorThiago Tamiozzo

Interferências no Wi-Fi: dá para fugir?

Imagine que você está em uma sala cheia de pessoas com um professor no centro de todos dando uma aula, de repente todas as pessoas começam a falar, sobre assuntos diferentes e em alturas diferentes simultaneamente.


Você está focando toda a sua atenção no professor, mas com toda a barulheira você mal consegue escutar o que o professor tem a dizer e compreende muito pouco do que escuta.


É exatamente assim que você pode imaginar uma interferência no Wi-Fi. Seu roteador Wi-Fi é o professor, seu celular é você e a barulheira ao redor é tudo que emite sinais na mesma frequência que seu celular e seu roteador estão se comunicando.


E o que pode gerar essa interferência?


São várias as fontes de interferências que podem diminuir a qualidade do Wi-Fi. Vamos citar algumas delas:

  • Telefones sem fio;

  • Campainhas sem fio;

  • Babá-Eletrônica;

  • Microondas;

  • Carros de controle remoto;

  • Bluetooth;

E talvez a maior de todas, outras redes sem fio.

Sim, as redes Wi-Fi de seus vizinhos, um celular roteando o 4G via Wi-Fi, todas as redes de Wi-Fi no alcance da sua geram algum tipo de interferência.


Existe alguma solução?

Solução definitiva não há, pois a frequência usada pelos roteadores Wi-Fi é aberta, então sempre que houver outro roteador próximo do seu, ele irá competir o espaço de cobertura com o seu.


Entretanto, existem formas de contornar o problema escaneando as frequências mais utilizadas no local e optando por uma frequência com menos uso.


Também é viável optar por utilizar mais de um roteador, ampliando o alcance do Wi-Fi5, que trabalha em 5Ghz, por ter seu alcance menor, também sofre menos interferência e é uma tecnologia mais nova, permitindo mais velocidade e estabilidade na rede.


A Celerium pensou em você

Pensando nisso, a Celerium já vem trabalhando a algum tempo com roteadores com tecnologia Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6 em nossos novos planos.


Essas tecnologias, como explicado acima, tem uma maior estabilidade e velocidade e devido a seu menor alcance, sofrem menos com interferência


Nossa equipe técnica está a seu dispor para sanar as dúvidas e te ajudar com uma solução ideal para seu caso.



45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page