top of page
  • Foto do escritorThiago Tamiozzo

Limitações dos dispositivos no 5ghz

Se você está aqui, é porque acompanha os conteúdos do nosso blog, né?


Vamos voltar um pouco atrás para este texto ficar claro como água para você, ok?


O Wi-fi é uma tecnologia que vem avançando conforme a necessidade de velocidade de conexão sem fio das pessoas, então temos as seguintes tecnologias e seu ano de lançamento:

Wi-Fi 1 - 1997

Wi-Fi 2 - 1999

Wi-Fi 3 - 2003

Wi-Fi 4 - 2009

Wi-Fi 5 - 2013

Wi-Fi 6 - 2020


Entre o Wi-Fi 1 e 4 a frequência utilizada majoritariamente era a de 2.4Ghz e, a partir do Wi-Fi 5, começamos a utilizar 5Ghz.



Ok, Mas qual é o impacto disso?


De forma bem resumida temos duas principais mudanças: - Alcance

- Velocidade


Como são frequências diferentes, elas atuam de forma diferente no ambiente onde estão inseridas.


O 5Ghz, na teoria, tem METADE do alcance que o 2.4Ghz teria e isso, na prática, faz com que você precise estar mais perto do roteador para ter um sinal de qualidade e também faz com que, em distâncias onde o 2.4Ghz funcionava anteriormente, mesmo que ruim, o 5Ghz nem tenha sinal.

Justamente por isso o 5Ghz tem a possibilidade de transferir mais velocidade via Wi-Fi, garantindo que o usuário tenha um sinal melhor sempre (pois seu alcance é limitado) e também se “esquivando” das interferências, pois como seu alcance é reduzido, automaticamente o roteador também “escuta” menos roteadores ao seu redor.

O salto de velocidade foi grande. Quando passamos do Wi-Fi 4 (em 2.4ghz) para o Wi-Fi 5 (em 5ghz) saímos de uma velocidade prática de aproximadamente 50Mbps para uma velocidade de aproximadamente 250Mbps, isso é 5x mais velocidade(em detrimento de metade do alcance).


No que isso me ajuda?


O conhecimento liberta.


Tendo essas informações em mente, você tem consciência de que não conseguirá, com as tecnologias atuais, usar o Wi-Fi da mesma forma como foi no passado. As limitações do alcance terão que ser trabalhadas de outra maneira. Roteadores secundários, terciários, cabeamento para dispositivos mais inacessíveis talvez seja a solução para seu caso.


Mas em todos os casos, nossa equipe técnica está preparada para te atender e te ajudar a encontrar a melhor solução para seu caso.



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page