top of page
  • Foto do escritorThiago Tamiozzo

Maneira correta de medir a velocidade da sua internet

Você chegou em casa, terça-feira à noite, foi acessar o Instagram no celular e demorou um pouco para abrir as fotos. Logo pensou: “Essa internet não está com uma velocidade boa, vou ver qual a velocidade”, fez um teste no celular e “fom fom fom”, 30 Megabits.


Infelizmente, essa maneira não é a correta de se medir a velocidade, apesar de parecer intuitiva. A velocidade total da internet só pode ser medida quando todos os dispositivos têm capacidade igual ou superior ao plano contratado.




Alguns passos devem ser adotados para o teste de velocidade:


  • Desconexão de todos os dispositivos da rede

Caso algum outro dispositivo esteja usando a internet ao mesmo tempo do teste, a velocidade será “dividida” entre esses dois dispositivos, impossibilitando que o teste mostre toda a capacidade


  • Testar em sites confiáveis

Os testes da internet são feitos “baixando” um arquivo e “enviando” outro arquivo para determinado destino, caso o site do teste não seja confiável e não tenha capacidade para determinar a sua velocidade completa, o mesmo não conseguirá medir sua capacidade.

Sempre indicamos o minhaconexão ou speedtest.


  • Fazer o teste via cabo - Tecnologia 1000Mbps

Hoje todos os nossos planos estão acima de 100Mbps, ou seja, para você garantir que sua máquina esteja conectada ao roteador em uma velocidade equivalente, precisa que sua maquina tenha suporte a redes de 1000Mbps.



Wi-Fi não dá!

O Wi-Fi não pode ser usado como referência de velocidade de testes por diversos motivos que denigrem a velocidade total disponível, entre eles:


  • Possíveis interferências eletromagnéticas

  • Distâncias do roteador

  • Rede Wi-Fi obsoleta

  • Modulação do Wi-Fi abaixo do esperado

  • Obstruções físicas


As redes Wi-Fi tem como finalidade principal a mobilidade do usuário, entretanto, as velocidades máximas são dificilmente alcançadas sem fio, pois dependem de muitas particularidades, bem como características técnicas do dispositivo do usuário e características físicas do local.


Ainda está com dúvida?

Nossa equipe técnica pode te ajudar a entender melhor. Entre em contato conosco!


43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page