top of page
  • Foto do escritorThiago Tamiozzo

Por que o 2.4 é lento?

Essa é a pergunta de um milhão!

Um milhão de respostas… rs


Vamos começar pelo caminho mais simples, porque de fato, o 2.4 não é lento.


Para chegar nessa conclusão temos que analisar o seguinte, o 2.4 (ou Wi-Fi 4, que é a tecnologia mais recente com 2.4Ghz) foi desenvolvido em 2009 - 13 anos antes deste texto. Em 2009 estávamos assistindo o lançamento do iPhone 3GS, os vídeos tinham qualidade na sua maioria de 360p e ligações por vídeo ainda eram uma realidade distante.


O que mudou, de fato, foi nosso consumo da internet. Atualmente, é preciso muita velocidade para utilizar os recursos que a internet nos proporciona: vídeos de alta qualidade, jogos em tempo real, ligações por vídeo em alta qualidade, realidade virtual, entre muitos outros usos.


Sendo assim, lá no passado, em 2009, quando essa tecnologia tinha sido lançado, ela funcionava muito bem, pasmem, em 2009 eu fazia a festa com 10 megas de internet e, o Wi-Fi 4, quando bem configurado e mensurado, consegue transmitir até 8x mais velocidade que isso.


Essa é a resposta mais simples e óbvia, entretanto temos mais 999 mil problemas que podem ser abordados para responder essa pergunta. E a outra resposta mais coerente já falamos aqui em nosso blog, no passado.




Santa interferência


Quando o Wi-Fi 4 foi desenvolvido, ainda não era uma realidade que toda casa tinha internet disponível e, nem toda casa que tinha internet disponível, tinha um roteador Wi-Fi disponível.


Pensando nisso, às vezes, tinham localizações residenciais onde você escaneava o Wi-Fi e não tinha nenhum sinal, bizarro não?


Isso fazia com que, além do sinal ser dissipado mais longe, visto não precisar disputar o “ar” com outros roteadores, também sofria praticamente zero interferência. E, não tendo nenhuma interferência, automaticamente a coisa funciona melhor, não é?


O 2.4 não é lento.


O que aconteceu é que nosso perfil de consumo mudou. Um carro que anda a 110km/h hoje é uma realidade, logo quando os carros foram inventados, ele não podia nem ser imaginado.


Então a realidade é que, hoje, utilizamos a internet constantemente e de diversas formas que, em 2009 eram impossíveis. Como dito anteriormente, ligações por vídeo, streaming de alta qualidade, jogos em tempo real. Tudo isso era muito menos constante em nossa vida.


O Wi-Fi 4 ainda tem suas qualidades, para aplicações mais remotas ainda consegue fazer um bom trabalho. Ainda tem as vantagens de dissipar o sinal mais longe, o que permite que dispositivos que necessitam de menos velocidade, possam se conectar com mais facilidade.


Entretanto, para nossos dias de hoje é extremamente necessário que tenhamos um dispositivo e um roteador de última tecnologia para podermos usufruir do máximo que a internet pode proporcionar.


Tem alguma dúvida?


Nossa equipe pode te ajudar com isso.


Temos pessoal capacitado e treinado que pode te ajudar a entender melhor, fale conosco!


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page