top of page
  • Foto do escritorThiago Tamiozzo

Velocidade no Wi-fi 5: entenda por que é melhor e bem mais rápida

Você já teve a sensação de que sua internet estava lenta e decidiu fazer um teste para ver quanto de velocidade estava chegando?

E quando foi fazer o teste ficou boquiaberto, pois a velocidade estava muito abaixo da contratada? Os avanços tecnológicos estão acontecendo em velocidade altíssima e muitas vezes não conseguimos acompanhar tanta novidade acontecendo. Quando passamos pela pandemia em 2020, nosso avanço foi ainda mais rápido, pois tivemos que substituir todas as práticas com contato físico que eram possíveis para práticas online.


Esse avanço tão rápido e repentino causou uma disrupção ainda maior entre a tecnologia que os usuários possuíam e a tecnologia que era necessária para esse uso mais intenso.


E onde entra o Wi-fi 5 nisso?


A tecnologia do Wi-fi 5 está disponível para utilização e comercialização desde 2014~2015, entretanto diversos aparelhos de celular e notebooks ainda são vendidos sem essa tecnologia.


A tecnologia Wi-fi 5 usa uma frequência diferente do Wi-fi 4. Ela trabalha na frequência de 5Ghz. Nessa frequência as ondas são mais curtas e consequentemente o alcance é menor.


Apesar disso parecer uma coisa ruim, na verdade, é boa. Com um menor alcance, o seu roteador e aparelhos sofrem menos interferência e consequentemente conseguem utilizar mais velocidade na rede.



E por que a velocidade é maior?


Imagine a seguinte situação: você está viajando.


No cenário do Wi-fi4, você tem um carro que pode viajar até 100km/h(que é a tecnologia) mas está em uma rodovia simples(Este é o 2.4Ghz)… E por diversas vezes devido ao congestionamento, precisa andar a 50km/h, tornando sua viagem mais lenta.


No cenário do Wi-fi 5, você tem um carro que pode viajar até 130km/h(outra tecnologia) mas está em uma rodovia com várias pistas(frequência em 5Ghz).


Fez sentido para você?



Vamos resumir:


Você sofre menos interferência, pois seu alcance é menor. O sinal dos seus vizinhos chegam com menor intensidade até seu roteador e permite que ele trabalhe (quase) livre de interferências.


A tecnologia melhorou e permite, no mesmo cenário, enviar e receber mais informações.

A frequência mudou e com isso, permite que você transmita mais informações em um tempo menor.



Nossa equipe pode te ajudar.

Se você tem dúvidas de qual tecnologia seus dispositivos têm, entre em contato conosco… Nossa equipe está disponível para te ajudar!


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page